terça-feira, 28 de maio de 2013

Empregados! Tatuem-se!

Você se tatuaria com a marca da empresa onde trabalha em troca de aumento de salário?

Enquanto as empresas brasileiras costumam nem contratar pessoas com tatuagem aparente, a Rapid Realty, de Nova Iorque, decidiu oferecer 15% a mais no salário dos empregados que tatuassem a logo da empresa.

Todo mundo achou linda e divertida a idéia, mas e o Recursos Humanos? Afinal, se você faz a tatuagem da logo da empresa em um local visível, você estará, de certa forma, representando a empresa durante 24 horas do dia. Você conseguiria se comportar bem, representando sua empresa, durante 24 horas por dia por toda sua vida?

A tatuagem é pra vida toda... E quando um dos tatuados, por acaso, for demitido da empresa? Ou receber uma oferta tentadora da empresa concorrente?

São várias as questões que podemos argumentar a respeito desta ideia e, aparentemente, a moda não vai pegar.

Talvez seja melhor ganhar seu bônus de salário da forma clássica mesmo... fazendo horas extras ou enfrentando diretamente o chefe pedindo aumento.

Pra quem se interessou, clique AQUI para visitar o site da Rapid Realty NYC e quem sabe enviar o currículo pra trabalhar lá já com uma foto da tatuagem da logo feita!
Veja no Vídeo abaixo duas mulheres que tatuaram a logo:



Fonte: http://newyork.cbslocal.com/2013/04/30/nyc-realtor-offers-employees-pay-raise-for-getting-inked-with-company-logo/

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tatuagem como objeto de estudo (Parte 1)


O mundo das tatuagens é bastante estudado em diversas áreas do conhecimento, a exemplo da sociologia, da antropologia, da psicologia, da enfermagem e da medicina. Tais estudos trazem a tatuagem como objeto principal de pesquisas relacionadas a atitudes, valores, comportamentos, promoção de saúde, gênero, cultura, religião, beleza, dentre outros.

A partir de diversas pesquisas, pudemos realizar um levantamento de artigos científicos interessantes e notáveis, e gostaríamos de compartilhar com os leitores deste blog.

Assim, lançaremos uma coluna fixa no blog, intitulada “Tatuagem como objeto de estudo” onde estaremos postando frequentemente estes artigos científicos que estudam o mundo da tatuagem sob diversos olhares.

Para dar início à coluna, escolhemos o artigo intitulado “Técnica simples e segura para a reconstrução areolopapilar com tatuagem intradérmica” de Pessoa, Matos, Dias, Pessoa e Alencar.

domingo, 12 de maio de 2013

Feliz Dia das Mães!

Uma Galeria de Mamães tatuadas para comemorar este dia!


Tatuagens ancestrais. Parte3 .Final


Filipinas

A tatuagem e parte da vida tribal filipina desde antes da colonizaçao hispanica das Ilhas Filipinas. Quando os espanhois chegaram a estas ilhas, conheceram os Visayas, que tinham tatuagens no corpo inteiro, eles então as chamaram de “La Isla de los Pintados”, ou a Ilha dos pintados.
Em 1961 o pirata e explorador William Dampier, numa viagem aos mares do sul, levou para Londres um nativo com o corpo totalmente tatuado, o principe Giolo, que apos a sua apresentacao ao rei e a rainha, foi escravizado por Dampier e exibido como atraccao exotica.
A tatuagem nas filipinas e uma forma de posicionamento e comprometimento social, e algumas tribos acreditavam que a tatuagem tinha poderes magicos.
Um membro da tribo recebia uma tatuagem conhecida como Chaklag, e significava que ele havia decapitado um membro de uma tribo inimiga. Existem muitas variaçoes nos estilos de tatuagem filipinas, e dependem da regiao e tribo respectiva.
Entre as mulheres da sociedade tribal filipina a tatuagem era vista como uma forma de beleza. As mulheres da montanha Luzon tinham fechamentos de braço e peitoral, enquanto as Visayas e Mindanao tatuavam as mãos e pulsos.


sábado, 11 de maio de 2013

Tatuagens ancestrais. Parte2


Brasil
Os Indios ja se tatuavam muito antes de os Portugueses terem chegado por volta de 1500 e o costume sobrevive ainda hoje em muitas das tribos Amazonicas.
A tatuagem e bastante valorizada dentro da cultura indigena, existem cerca de 200 etnias em territorio Brasileiro e ha uma enorme variadade de desenhos, mas sao poucos os indios que praticam a tatuagem definitiva.
Os mais complexos exemplos de tatuagem tribal brasileira sao os indios da tribo Kadiweu, que vivem na fronteira do Brasil com o Paraguai e que sao famosos pela arte refinada dos seus desenhos geometricos, os desenhos faciais e corporais destes guerreiros fascinaram muitos exploradores.
Os Kadiwéu são remanescentes da grande nação Guaikuru, que era nomade ate se apropriar, em 1672, da primeira tropa de cavalos trazidos por colonizadores espanhois. A partir dai tornaram-se em temiveis indios cavaleiros e chegaram a dominar toda a regiao resistindo a colonizacao durante seculos.
O processo de tatuagem era muito doloroso, a pele era furada com um espinho ate escorrer sangue, quando entao eram colocadas cinzas de folhas de palmeira ou tinta do Jenipapo sobre as feridas, antes da cicatrizacao o ferimento inchava e o tatuado sentia muitas dores ate cair a casca preta e o desenho ficar azulado, as tatuagens eram feitas entre os 14 e os 16 anos quando o jovem ja tinha idade para suportar o sofrimento e servia como ritual de passagem para a maioridade. Os desenhos eram exibidos com vaidade e prova de coragem.


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Tatuagens ancestrais. Parte1


Na Nova Zelândia há uma riqueza enorme quanto à tatuagem, o povo Maori se expressa de uma maneira muito diferente e impressionante, na maioria das vezes eles possuem a face completamente tatuada, essas tatuagens são chamadas de "moko".
Para muitas culturas a mão, o rosto e o pescoço estão fora do contexto quanto a escolha em se tatuar porem para os maoris, quanto mais o homem que cobre todo o rosto mais nobre ele é, desta maneira ele demonstra seu status dentro da tribo ou Clã Maori, a posição social é dada pela tatuagem, quando eles entravam em guerra, cortavam a cabeça do inimigo e colocavam-na em urnas sagradas.