Filipinas
A tatuagem e parte da vida tribal filipina desde antes da
colonizaçao hispanica das Ilhas Filipinas. Quando os espanhois chegaram a estas
ilhas, conheceram os Visayas, que tinham tatuagens no corpo inteiro, eles então
as chamaram de “La Isla de los Pintados”, ou a Ilha dos pintados.
Em 1961 o pirata e explorador William Dampier, numa viagem
aos mares do sul, levou para Londres um nativo com o corpo totalmente tatuado,
o principe Giolo, que apos a sua apresentacao ao rei e a rainha, foi escravizado
por Dampier e exibido como atraccao exotica.
A tatuagem nas filipinas e uma forma de posicionamento e
comprometimento social, e algumas tribos acreditavam que a tatuagem tinha
poderes magicos.
Um membro da tribo recebia uma tatuagem conhecida como
Chaklag, e significava que ele havia decapitado um membro de uma tribo inimiga.
Existem muitas variaçoes nos estilos de tatuagem filipinas, e dependem da
regiao e tribo respectiva.
Entre as mulheres da sociedade tribal filipina a tatuagem
era vista como uma forma de beleza. As mulheres da montanha Luzon tinham
fechamentos de braço e peitoral, enquanto as Visayas e Mindanao tatuavam as
mãos e pulsos.
Indonesia
Borneu e um dos poucos lugares no mundo onde
tradicionalmente a tatuagem tribal ainda e praticada hoje como tem sido ha
milhares de anos. Ate recentemente muitas das tribos tinham pouco contacto com
o mundo exterior. Como resultado, preservaram muitos aspectos do seu modo de
vida tradicional, incluindo a tatuagem. Os desenhos de Borneu tem contribuido
ao redor do mundo para formar a base do que o povo ocidental chama de
"tribal".
Nova Zelandia (Maori)
Conta a lenda que a tatuagem teve início com um romance
entre um homem chamado Mataora e uma jovem princesa de um mundo mistico,
chamada Niwareka.Um dia, entretanto, Mataroa bate em Niwareka e ela volta para
a proteção de seu pai, Uetonga. Mataroa, se sentindo muito culpado e com o
coração partido, vai atrás de Niwareka, viajando para o mundo mistico de
Rarohenga para trazer de volta sua amada Niwareka. Depois de muitas
dificuldades para chegar ao seu destino,Os dois voltam a se reconciliar e
Mataora aprende a arte da tatuagem com Uetonga, seu sogro, que aplica uma
tattoo facial de nome Moko. Ao retornar com Niwareka a terra dos homens,
Mataora ensina a arte do Moko ao povo maori.
O Moko, que e a tatuagem Maori tradicional, traz uma
simbologia associada e posicao que o individuo ocupa na sociedade. Todos os
homens que tivessem uma posicao elevada eram tatuados, enquanto que os que nao
eram marcados, eram considerados sem status social. O Moko funcionava como uma
identidade, ja que tambem falava sobre a familia e sobre a tribo a que os
tatuados pertenciam; ao representar a posicao social, o Moko denunciava
inclusive se se tratava de uma posicao pura, herdada pelo sangue, ou se a
posicao havia sido ganha atraves de suas accoes.
A marcacao do corpo comecava na puberdade, acompanhada de
outros rituais. A tatuagem servia para que os guerreiros ficassem atraentes
para as mulheres e marcava os importantes eventos na vida de uma pessoa, havia
certas proibicoes durante o processo de tatuar. Para a tatuagem facial, por
exemplo, atividades sexuais e ingestao de solidos eram proibidas. Os tatuados
so podiam ingerir liquidos atraves de canudos, ate a cicatrizacao total da
pele, evitando que houvesse alguma contaminacao.
A tatuagem facial completa consumia muito tempo, e um bom
tatuador deveria estudar com cuidado a estrutura ossea da pessoa, antes de
começar sua arte. Por esses motivos, um rosto elegantemente tatuado era uma
fonte de orgulho e para os guerreiros, era como uma proteccao para vencer as
batalhas.
O instrumento para tatuar era um cinzel de osso, que era
mergulhado em um pigmento e em seguida era batido com um pequeno bastao. Para
obter as cicatrizes e os sulcos que caracterizam o Moko, o instrumento deveria
penetrar profundamente no tecido muscular, alguns cortes eram tão profundos que
chegavam a atravessar a bochecha. Era um processo muito longo e extremamente
dolorido, mas era uma questão de honra e orgulho os guerreiros Maori não se
mexerem e manterem-se calados enquanto eram tatuados.
As mulheres não eram tão tatuadas quanto os homens. Os
lábios superiores eram contornados e a tatuagem no queixo era a mais popular,
sendo que a prática continuou até os anos 70.
Ler as marcas é bastante difícil. O significado de um
símbolo Moko pode ser diferente entre as tribos, por isso a compreensão das
marcas é complicada. Os Maoris dizem que, para se ler um Moko, é preciso olhar
holisticamente, é preciso olhar além do que está lá e perceber também o que
está faltando. Infelizmente, hoje em dia restam muito poucos com essa
capacidade.
Por se tratar de um tipo de tatuagem muito característico, e
que carrega grandes características culturais desde os primórdios dessa arte,
muitos Pakeha (brancos) se interessam em ter esse tipo de marca no corpo. Os
Maori não aprovam a atitude já que, como visto, se trata de uma simbologia que
conta uma história sobre o tatuado, sobre sua família, sobre sua tribo e sobre
seu legado na Terra. Apesar dos Maori não concordarem com essa “apropriação” de
sua cultura, a partir dos anos 90, a prática do Moko ganhou mais força entre
homens e mulheres, não apenas em relação aos desenhos, mas à tatuagem feita com
cinzel, à moda antiga.
Hoje as tatuagens são feitas em qualquer parte do corpo e se
parecem com tribais, se diferenciando por terem significados em suas formas.
Hoje esses símbolos representam coisas mais genéricas, deixando o Moko como
“indentidade” de lado e trazendo a tatuagem Maori como uma forma de expressar sentimentos
e desejos como felicidade, amor, família, renascimento.
Um dos símbolos mais comuns nas tatuagens Maori é o Koru.
Ele carrega um forte simbolismo, representa a criacao, uma
nova vida ou um novo comeco, crescimento, harmonia e pureza. As formas
circulares do Koru nos levam a ideia do movimento perpetuo, enquanto as
espirais interiores sugerem o retorno ao ponto de origem, representando o modo
como a vida se altera e, ao mesmo tempo, continua igual.
A Palavra Maori significa “Normal” era a palavra utilizada
para distinguir os mortais de divindades e espiritos, o povo Maori talvez tenha
sido o povo mais animista de toda a Oceania. Foi Sir James G. Fraser, que
realizou um dos melhores estudos na zona da Oceania, ele definiu o povo Maori
da seguinte maneira: “Aqui a magia dominou a religiao e venceu-a em toda a
linha. Porque o ser humano, ao sentir-se impotente perante as forças da
natureza e ao nao poder aceder ao seu controle, ou pelo menos, ao nao poder prever
o seu desenvolvimento, trata de improvisar um ritual que lhe de a possibilidade
de recuperar parte da confiança perdida.”
O animismo tem duas notas peculiares: o particularismo e o
ceremonialismo. Tenta-se trabalhar a alma, o espirito particular, individual e
definido, de cada um dos elementos sobre os quais se deseja atuar e, ao
considerar a sua personalidade espiritual, se quer descobrir a maneira de
agradar ou atemorizar o espirito em questao dai a maneira que os elementos dos
desenhos empregados na tatuagem Maori actuavam. Para isso, o pretendido
conhecedor dessas almas desenvolve a cerimonia que melhor lhe parece que pode
vir a resultar, de acordo com a sua intençao, aqui abordamos o Tohunga ou “Tatuador”.
Neste caso, resulta claro que nao ha necessidade de
mediador, de sacerdote, porque as regras se vao criando segundo aparece a
necessidade correspondente. O espirito da coisa, do animal, ou do fenomeno em
questao, é uma alma concreta e o praticante tambem o e; portanto, a cerimonia
animista e uma conversa, um contato pessoal entre o espirito e o demandante,
que se ajuda com a magia que ele conhece, que aprendeu com seus ancestrais ou
que intuiu que e a mais indicada para essa alma, a melhor para essa ocasiao
concreta e a receita sao formas a serem utilizadas para a cura dos seus
problemas.
“O termo Animismo foi criado pelo antropologo ingles Sir
Edward B. Tylor, em 1871, na obra Primitive Culture (A Cultura Primitiva).
Pelo termo Animismo, Tylor designou a manifestacao religiosa
imanente a todos os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os
elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), a todos os
seres vivos (animais, árvores, plantas) e a todos os fenomenos naturais (chuva,
vento, dia, noite); é um princípio vital e pessoal, chamado de
"anima", o qual apresenta significados variados:
• cosmocentrica significa energia
• antropocentrica significa espirito
• teocentrica significa alma
Consequentemente, todos esses elementos sao passiveis de
possuirem: sentimentos, emocoes, vontades ou desejos, e ate mesmo inteligencia,
ou seja, os cultos animistas alegam que: "Todas as coisas são Vivas",
"Todas as coisas sao Conscientes", ou "Todas as coisas tem
anima".
O Animismo possui tres simples regras:
• Tudo no cosmo tem "anima";
• Todo o "anima" e transferivel;
• Tudo ou todo que transfere "anima" nao perde a
totalidade de seu "anima", mas quem ou o que recebe perde parte ou a
totalidade de seu "anima", o qual sera tomado pelo "anima"
doador.”
Com a popularizacao das tatuagens tribais nos anos 80, ouve
um grande interesse pela tatuagem maori com seus intrincados grafismo tais como
o koru, as espirais duplas ou tripas. Mas para nao desrespeitar a cultura
ancestral foi utilizado um estilo de padroes chamado Kirituhi (pintura em
carvao) de valor puramente estetico para a customizacao de tatuagem tribal.
fonte: www.madhousebrazil.blogspot.com.br
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