domingo, 12 de maio de 2013

Tatuagens ancestrais. Parte3 .Final


Filipinas

A tatuagem e parte da vida tribal filipina desde antes da colonizaçao hispanica das Ilhas Filipinas. Quando os espanhois chegaram a estas ilhas, conheceram os Visayas, que tinham tatuagens no corpo inteiro, eles então as chamaram de “La Isla de los Pintados”, ou a Ilha dos pintados.
Em 1961 o pirata e explorador William Dampier, numa viagem aos mares do sul, levou para Londres um nativo com o corpo totalmente tatuado, o principe Giolo, que apos a sua apresentacao ao rei e a rainha, foi escravizado por Dampier e exibido como atraccao exotica.
A tatuagem nas filipinas e uma forma de posicionamento e comprometimento social, e algumas tribos acreditavam que a tatuagem tinha poderes magicos.
Um membro da tribo recebia uma tatuagem conhecida como Chaklag, e significava que ele havia decapitado um membro de uma tribo inimiga. Existem muitas variaçoes nos estilos de tatuagem filipinas, e dependem da regiao e tribo respectiva.
Entre as mulheres da sociedade tribal filipina a tatuagem era vista como uma forma de beleza. As mulheres da montanha Luzon tinham fechamentos de braço e peitoral, enquanto as Visayas e Mindanao tatuavam as mãos e pulsos.



Indonesia


Borneu e um dos poucos lugares no mundo onde tradicionalmente a tatuagem tribal ainda e praticada hoje como tem sido ha milhares de anos. Ate recentemente muitas das tribos tinham pouco contacto com o mundo exterior. Como resultado, preservaram muitos aspectos do seu modo de vida tradicional, incluindo a tatuagem. Os desenhos de Borneu tem contribuido ao redor do mundo para formar a base do que o povo ocidental chama de "tribal".



Nova Zelandia (Maori)

Conta a lenda que a tatuagem teve início com um romance entre um homem chamado Mataora e uma jovem princesa de um mundo mistico, chamada Niwareka.Um dia, entretanto, Mataroa bate em Niwareka e ela volta para a proteção de seu pai, Uetonga. Mataroa, se sentindo muito culpado e com o coração partido, vai atrás de Niwareka, viajando para o mundo mistico de Rarohenga para trazer de volta sua amada Niwareka. Depois de muitas dificuldades para chegar ao seu destino,Os dois voltam a se reconciliar e Mataora aprende a arte da tatuagem com Uetonga, seu sogro, que aplica uma tattoo facial de nome Moko. Ao retornar com Niwareka a terra dos homens, Mataora ensina a arte do Moko ao povo maori.



O Moko, que e a tatuagem Maori tradicional, traz uma simbologia associada e posicao que o individuo ocupa na sociedade. Todos os homens que tivessem uma posicao elevada eram tatuados, enquanto que os que nao eram marcados, eram considerados sem status social. O Moko funcionava como uma identidade, ja que tambem falava sobre a familia e sobre a tribo a que os tatuados pertenciam; ao representar a posicao social, o Moko denunciava inclusive se se tratava de uma posicao pura, herdada pelo sangue, ou se a posicao havia sido ganha atraves de suas accoes.
A marcacao do corpo comecava na puberdade, acompanhada de outros rituais. A tatuagem servia para que os guerreiros ficassem atraentes para as mulheres e marcava os importantes eventos na vida de uma pessoa, havia certas proibicoes durante o processo de tatuar. Para a tatuagem facial, por exemplo, atividades sexuais e ingestao de solidos eram proibidas. Os tatuados so podiam ingerir liquidos atraves de canudos, ate a cicatrizacao total da pele, evitando que houvesse alguma contaminacao.
A tatuagem facial completa consumia muito tempo, e um bom tatuador deveria estudar com cuidado a estrutura ossea da pessoa, antes de começar sua arte. Por esses motivos, um rosto elegantemente tatuado era uma fonte de orgulho e para os guerreiros, era como uma proteccao para vencer as batalhas.
O instrumento para tatuar era um cinzel de osso, que era mergulhado em um pigmento e em seguida era batido com um pequeno bastao. Para obter as cicatrizes e os sulcos que caracterizam o Moko, o instrumento deveria penetrar profundamente no tecido muscular, alguns cortes eram tão profundos que chegavam a atravessar a bochecha. Era um processo muito longo e extremamente dolorido, mas era uma questão de honra e orgulho os guerreiros Maori não se mexerem e manterem-se calados enquanto eram tatuados.
As mulheres não eram tão tatuadas quanto os homens. Os lábios superiores eram contornados e a tatuagem no queixo era a mais popular, sendo que a prática continuou até os anos 70.
Ler as marcas é bastante difícil. O significado de um símbolo Moko pode ser diferente entre as tribos, por isso a compreensão das marcas é complicada. Os Maoris dizem que, para se ler um Moko, é preciso olhar holisticamente, é preciso olhar além do que está lá e perceber também o que está faltando. Infelizmente, hoje em dia restam muito poucos com essa capacidade.

Por se tratar de um tipo de tatuagem muito característico, e que carrega grandes características culturais desde os primórdios dessa arte, muitos Pakeha (brancos) se interessam em ter esse tipo de marca no corpo. Os Maori não aprovam a atitude já que, como visto, se trata de uma simbologia que conta uma história sobre o tatuado, sobre sua família, sobre sua tribo e sobre seu legado na Terra. Apesar dos Maori não concordarem com essa “apropriação” de sua cultura, a partir dos anos 90, a prática do Moko ganhou mais força entre homens e mulheres, não apenas em relação aos desenhos, mas à tatuagem feita com cinzel, à moda antiga.

Hoje as tatuagens são feitas em qualquer parte do corpo e se parecem com tribais, se diferenciando por terem significados em suas formas. Hoje esses símbolos representam coisas mais genéricas, deixando o Moko como “indentidade” de lado e trazendo a tatuagem Maori como uma forma de expressar sentimentos e desejos como felicidade, amor, família, renascimento.
Um dos símbolos mais comuns nas tatuagens Maori é o Koru.

Ele carrega um forte simbolismo, representa a criacao, uma nova vida ou um novo comeco, crescimento, harmonia e pureza. As formas circulares do Koru nos levam a ideia do movimento perpetuo, enquanto as espirais interiores sugerem o retorno ao ponto de origem, representando o modo como a vida se altera e, ao mesmo tempo, continua igual.
A Palavra Maori significa “Normal” era a palavra utilizada para distinguir os mortais de divindades e espiritos, o povo Maori talvez tenha sido o povo mais animista de toda a Oceania. Foi Sir James G. Fraser, que realizou um dos melhores estudos na zona da Oceania, ele definiu o povo Maori da seguinte maneira: “Aqui a magia dominou a religiao e venceu-a em toda a linha. Porque o ser humano, ao sentir-se impotente perante as forças da natureza e ao nao poder aceder ao seu controle, ou pelo menos, ao nao poder prever o seu desenvolvimento, trata de improvisar um ritual que lhe de a possibilidade de recuperar parte da confiança perdida.”

 Assim as tatuagens começam a se entrelacar com a historia desse povo, na optica que dentro dessa cultura os Tohunga (Tatuadores) eram vistos como sacerdotes que tinham o poder de sarar o individuo assim como os doutores prescreviam a receita para a cura dos males, no caso a cura do espirito e da alma, as tatuagens para esse povo tinha o poder de curar e de precaver do que poderia vir, de proteger, a afastar, de atrair, reverenciar, saudar e de lembrar, era o seu amuleto da sorte nas muitas batalhas de um povo genuinamente guerreiro, talvez na tatuagem e que podemos conotar a forma mais expressiva de magia utilizadas pelos Maoris e relatada pelo estudioso Sir James G. Fraser.

O animismo tem duas notas peculiares: o particularismo e o ceremonialismo. Tenta-se trabalhar a alma, o espirito particular, individual e definido, de cada um dos elementos sobre os quais se deseja atuar e, ao considerar a sua personalidade espiritual, se quer descobrir a maneira de agradar ou atemorizar o espirito em questao dai a maneira que os elementos dos desenhos empregados na tatuagem Maori actuavam. Para isso, o pretendido conhecedor dessas almas desenvolve a cerimonia que melhor lhe parece que pode vir a resultar, de acordo com a sua intençao, aqui abordamos o Tohunga ou “Tatuador”.
Neste caso, resulta claro que nao ha necessidade de mediador, de sacerdote, porque as regras se vao criando segundo aparece a necessidade correspondente. O espirito da coisa, do animal, ou do fenomeno em questao, é uma alma concreta e o praticante tambem o e; portanto, a cerimonia animista e uma conversa, um contato pessoal entre o espirito e o demandante, que se ajuda com a magia que ele conhece, que aprendeu com seus ancestrais ou que intuiu que e a mais indicada para essa alma, a melhor para essa ocasiao concreta e a receita sao formas a serem utilizadas para a cura dos seus problemas.
“O termo Animismo foi criado pelo antropologo ingles Sir Edward B. Tylor, em 1871, na obra Primitive Culture (A Cultura Primitiva).
Pelo termo Animismo, Tylor designou a manifestacao religiosa imanente a todos os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), a todos os seres vivos (animais, árvores, plantas) e a todos os fenomenos naturais (chuva, vento, dia, noite); é um princípio vital e pessoal, chamado de "anima", o qual apresenta significados variados:
• cosmocentrica significa energia
• antropocentrica significa espirito
• teocentrica significa alma

Consequentemente, todos esses elementos sao passiveis de possuirem: sentimentos, emocoes, vontades ou desejos, e ate mesmo inteligencia, ou seja, os cultos animistas alegam que: "Todas as coisas são Vivas", "Todas as coisas sao Conscientes", ou "Todas as coisas tem anima".

O Animismo possui tres simples regras:
• Tudo no cosmo tem "anima";
• Todo o "anima" e transferivel;
• Tudo ou todo que transfere "anima" nao perde a totalidade de seu "anima", mas quem ou o que recebe perde parte ou a totalidade de seu "anima", o qual sera tomado pelo "anima" doador.”

Com a popularizacao das tatuagens tribais nos anos 80, ouve um grande interesse pela tatuagem maori com seus intrincados grafismo tais como o koru, as espirais duplas ou tripas. Mas para nao desrespeitar a cultura ancestral foi utilizado um estilo de padroes chamado Kirituhi (pintura em carvao) de valor puramente estetico para a customizacao de tatuagem tribal.

fonte: www.madhousebrazil.blogspot.com.br 





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