sábado, 11 de maio de 2013

Tatuagens ancestrais. Parte2


Brasil
Os Indios ja se tatuavam muito antes de os Portugueses terem chegado por volta de 1500 e o costume sobrevive ainda hoje em muitas das tribos Amazonicas.
A tatuagem e bastante valorizada dentro da cultura indigena, existem cerca de 200 etnias em territorio Brasileiro e ha uma enorme variadade de desenhos, mas sao poucos os indios que praticam a tatuagem definitiva.
Os mais complexos exemplos de tatuagem tribal brasileira sao os indios da tribo Kadiweu, que vivem na fronteira do Brasil com o Paraguai e que sao famosos pela arte refinada dos seus desenhos geometricos, os desenhos faciais e corporais destes guerreiros fascinaram muitos exploradores.
Os Kadiwéu são remanescentes da grande nação Guaikuru, que era nomade ate se apropriar, em 1672, da primeira tropa de cavalos trazidos por colonizadores espanhois. A partir dai tornaram-se em temiveis indios cavaleiros e chegaram a dominar toda a regiao resistindo a colonizacao durante seculos.
O processo de tatuagem era muito doloroso, a pele era furada com um espinho ate escorrer sangue, quando entao eram colocadas cinzas de folhas de palmeira ou tinta do Jenipapo sobre as feridas, antes da cicatrizacao o ferimento inchava e o tatuado sentia muitas dores ate cair a casca preta e o desenho ficar azulado, as tatuagens eram feitas entre os 14 e os 16 anos quando o jovem ja tinha idade para suportar o sofrimento e servia como ritual de passagem para a maioridade. Os desenhos eram exibidos com vaidade e prova de coragem.



America Norte

Antigos jesuitas narram terem testemunhados a pratica generalizada de tatuagem entre os nativos americanos, entre os "Chickasaw", guerreiros notaveis e que eram reconhecidos pelas suas tatuagens. Entre os "Iroquois" em que o acto de ostentar tatuagens reflectia um status elevado.



No noroeste da America, os queixos de mulheres inuit eram tatuados para indicar o estado civil e identidade grupal. A primeira loja de tatuagem permanente na cidade de Nova York estabelecida em 1846 e iniciou uma tradiçao por tatuagens em militares de ambos os lados da guerra civil.
Foi Samuel O'Reilly em 1891 patenteou a primeira maquina eletrica de tatuagem e que e utilizada ate hoje sofrendo somente algumas alterações.




Pouco foi escrito sobre Samuel O´Reilly, tudo que se sabe sobre esse tatuador de Nova York vem de artigos de jornais e do livro de Albert Perry: Tattoo, Secrets of a Strange Art as Practiced by the Natives of the United States (1933, sem tradução) e que descreveu O´Reilly como um imigrante irlandes que ficou conhecido como o criador da primeira patente de uma maquina de tatuar eletrica nos Estados Unidos, no ano de 1891, epoca em que O´Reilly já era um conhecido tatuador de Nova York, onde chegou por volta de 1875.
Apenas uma de suas máquinas ainda existe, e nao possui o sistema de tubos original (parte relativa a posiçao das ponteiras atuais).
Apos a entrada da patente, muitas atraçoes de circos e sideshows foram ate ele para adiçoes nas suas coleçoes, ele tatuou diversas atraçoes desses shows, tais como John Hayes, Frank & Emma deBurgh, Calavan, George Mellivan e Annie Howard, entre outros. Essas pessoas do show bussiness circense acharam a máquina eletrica de O´Reilly proporcionava um trabalho mais rapido e limpo.
Samuel O´Reilly tinha uma loja na Broadway e na Bowery em Nova York mas foi no número 11 da Chatan Square que ele fez seu nome. A famosa loja #11 Chatham Square nao era mais que um quartinho apertado atras de uma barbearia, O´Reilly ficou nesse espaço por varios anos e seu aluno, Charlie Wagner ficou lá até a sua morte, em 1953, tambem ha mençoes que dizem que O´Reilly trabalhava no verao nas ruas lotadas da famosa Stillwell Ave. em Coney Island.
Albert Parry relata que Samuel O´Reilly morreu em 1908 de uma queda quando pintava sua casa no Brooklyn, NY.

Frank & Emma deBurgh




Povos do Pacifico Sul

Polinesia

Nas Ilhas Polinesias o uso da tatuagem era e e uma questao de postura social, estas sao feitas com bastoes de madeira, na ponta destes sao fixados dentes de cao, por se tratar de um animal sagrado.




A tatuagem polinésia é uma das mais artisticas em todo o mundo antigo.
Ela se desenvolveu durante milhares de anos nas ilhas do Pacifico e em sua forma mais avançada, era caracterizada por designs geometricos muito elaborados.
Os desenhos eram normalmente incrementados, aumentados e renovados durante a vida da pessoa, ate que seu corpo ficasse completamente coberto.
Eles se sobressaíam em artes e desenhos. Tudo o que faziam era decorado: canoas, potes, armas de guerra, ferramentas e ate mesmo seus corpos eram marcados com desenhos bastante elaborados. A arte da tatuagem fazia parte da vida destas pessoas de forma natural.
Chamados de Lapitas (Lapita é o nome de uma cultura neolítica que se estendeu desde pontos da costa norte de Nova Guiné e o archipiélago Bismarck até Nova Caledonia, e as ilhas Samoa e Tonga, no oeste do Oceano Pacífico. É considerada a precursora de diversas culturas contemporâneas de parte da Oceania Próxima e posteriormente de Polinesia), por causa de um tipo de ceramica que produziam. A cerâmica Lapita é um assunto de interesse especial para a história da tatuagem, porque nos fornece a mais antiga evidencia que prova a natureza dos motivos das tatuagens polinésias.


Muitos dos potes e vasos de ceramica da cultura Lapida traziam decoraçoes neles gravados, que consistiam em elementos em forma de V, figuras geometricas interligadas e motivos estilizados, semelhantes a mascaras e criaturas do mar. Motivos similares são encontrados nas tatuagens da Polinesia e até mesmo a tecnica de gravar os desenhos em series muito proximas com pontilhados, sugere que a tecnica utilizada na decoraçao da ceramica era um tanto quanto similar a usada na tatuagem.

Diversos tipos de estatuetas, feitas em diferentes tipos de materiais e decoradas com desenhos semelhantes, foram encontradas juntamente com instrumentos utilizados para tatuar, em sítios arqueológicos dos Lapita. Estes instrumentos, dos quais alguns datam de mais de três mil anos atrás, consistem em pedaços achatados e bem delineados de osso, sendo que uma das suas extremidades possui a forma de um pente, com dentes bastante pontiagudos. Eles eram presos a um longo cabo de madeira. O artista mergulhava o instrumento em um pigmento negro, feito de fuligem e agua, e fazia a tatuagem batendo levemente no instrumento com uma pequena marreta. Esta tecnica, que jamais foi encontrada em outra parte do mundo, foi bastante comum em toda area do Pacifico e continua sendo utilizada ate hoje por artistas tradicionais em Samoa.



Embora a produçao de ceramica tenha terminado durante a epoca do nascimento de Cristo, a arte da tatuagem tornou-se mais e mais sofisticada. A tatuagem praticada nas ilhas Fiji era um tanto quanto minima, estando limitada a area pubiana das mulheres. De acordo com lendas antigas, variaçoes do que foi registrado em Fiji, Tonga e Samoa, duas embaixatrizes, introduziram a arte da tatuagem nestas ilhas.
As duas mulheres eram tatuadoras e entraram a bordo de um navio com suas ferramentas, cantando: “Tatuem as mulheres, mas nao os homens!”. Durante a viagem, elas encontraram uma variedade de infortunios, que iam desde tropeços ate ao encontro com furacoes e gigantes comedores de mariscos. Como resultado, na hora em que chegaram em Tonga, elas ficaram confusas e passaram a cantar: “Tatuem os homens, mas não as mulheres!”.
E foi aqui nestas ilhas em Tonga e Samoa que a tatuagem polinesia se desenvolveu, tornando-se uma refinada forma de arte. Os guerreiros de Tonga eram tatuados da cintura até os joelhos, com figuras geometricas dispostas em serie, que consistiam em motivos triangulares repetidos, faixas e areas negras solidas. As tatuagens eram feitas por sacerdotes, os quais se submetiam a um longo período de treinamento e seguiam a risca uma serie de rituais pre-estabelecidos, durante o processo de tatuamento. Para os habitantes de Tonga, as tatuagens possuiam profundos significados sociais e culturais.
Na antiguidade das ilhas Samoa, rituais e combates eram passatempos populares e a tatuagem era um fator importante em ambos. O tatuador possuía uma posiçao altamente privilegiada e hereditaria na sociedade das ilhas. Eles costumavam tatuar grupos de seis a oito jovens, durante uma cerimonia assistida pelos parentes e amigos, que participavam atraves de rezas especiais e celebraçoes associadas ao ritual da tatuagem.
Assim como em Tonga, a tatuagem masculina em Samoa começava na cintura, mas em Samoa ela era estendida somente ate abaixo do joelho. As mulheres também eram tatuadas nas ilhas Samoa, mas os desenhos eram limitados a uma série de delicadas flores e estrelas, de formato caracteristicamente geométrico, feitas nas partes baixas do corpo e nas mãos.




Por volta do ano 200 d.C., viajantes de Samoa e Tonga chegaram as ilhas Marquesas, ali, durante um periodo de mais de mil anos, aconteceu a evoluçao de uma das mais complexas culturas da Polinesia.
A arte e a arquitetura marquesa foram altamente desenvolvidas e os desenhos caracteristicos dali, os quais, em muitos casos, cobriam todo o corpo, estavam entre os mais elaborados de toda a Polinesia.




Oitocentos anos mais tarde, cerca de 1000 d.c., os polinesios haviam colonizado com sucesso a maioria das ilhas habitaveis a leste de Samoa. Traços culturais distintos evoluiram em cada um dos grupos de ilhas da Polinesia e no tempo em que os europeus ali chegaram, as pessoas destes varios arquipelagos possuiam sua propria lingua, mitologia e arte, incluindo estilos que emboram possam a primeira vista ser semelhantes sao unicos a nivel de tatuagem.
Descriçoes isoladas e incidentais da tatuagem na Polinesia foram encontradas nos diarios de bordo de navios europeus, que datavam do seculo 17 e início do século 18. Mas somente na ocasiao da viagem do capitao James Cook (o pai da palavra tattoo que se utiliza hoje e que Cook escreveu no seu diario como "Tattow", a partir da onomatopeia Tattau (que significa desenho no corpo), esta palavra seria o som "tatau,tatau,tatau" produzido pelos martelinhos usados durante a tatuagem), em 1769, e que a arte de tatuar foi descrita com maiores detalhes. Alias, quem tomou parte desse trabalho foi o naturalista Joseph Banks, um dos mais eruditos e estudados viajantes europeus.
Esta arte seria tambem descrita e ilustrada por alguns naturalistas que, mais tarde, no final do seculo 18 e inicio do 19, acompanharam os exploradores. Mas, no geral, a maioria dos europeus apresentou um pequeno interesse pela arte ou pela cultura da Polinesia, em muitas ilhas do Pacifico, os primeiros colonos europeus eram missionarios que se opunham a tatuagem porque a arte estava relacionada com as praticas religiosas dos nativos que eram vistas por eles como superstiçao e bruxaria.
Logo apos os missionarios vieram tambem os colonizadores, que disputaram a possessao das ilhas, saqueando todas as reservas naturais e forçando os nativos a adotar as roupas e trabalhar como escravos. Por ser considerada um habito tradicional da Polinesia, a tatuagem tornou-se um símbolo de resistencia a influência europeia, sendo considerada ilegal por muitos dos regimes coloniais.
Ironicamente, ao mesmo tempo em que a tatuagem estava desaparecendo no Pacifico, ela estava sendo cada vez mais adotada pelos ocidentais.
Antes das viagens de Cook, a tatuagem era virtuosamente desconhecida na Europa. Integrantes da tripulação de Cook foram os primeiros europeus a serem tatuados e a moda da tatuagem se espalhou rapidamente na marinha, assim que os marinheiros retornavam para casa com exoticas marcas em seus braços, como lembranças de sua viagem as terras distantes. Os marinheiros aprenderam as tecnicas com os artistas polinesios e praticaram durante a viagem de navio, aposentando-se depois para montar estudios de tatuagem nas cidades portuarias de toda a Europa.
A tatuagem e a unica forma de arte da Polinesia que foi amplamente adotada e imitada pelos ocidentais e demorou ate ao final do seculo 19 para que antropologos viajassem ao Pacifico para estudar o rapido desaparecimento da cultura polinesia e fazer algum esforço para investigar o significado da tatuagem dentro do contexto da vida nativa.
Alguns poucos artigos sobre o assunto apareceram em jornais escolares na viragem do seculo e por volta da mesma epoca, varios antropologos escreveram livros que incluiam descriçoes da tatuagem polinesia. Mas o que sabemos sobre a antiga arte de tatuar da Polinesia e somente um pequeno fragmento de todo o resto, a grande maioria dos desenhos, juntamente com a prosperidade das tradiçoes associadas, mitos e observaçoes religiosas foram perdidas para sempre. E nos sabemos somente um pouco do significado da tatuagem pela percepçao dos proprios polinesios o resto e apenas sob o ponto de vista e a maneira registrada pelos europeus.


continua...






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